quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Educação Fiscal

O IPVA foi criado pela lei nº 6.606 do dia 20 de dezembro de 1989. Ele é cobrado sobre a propriedade de veículos automotores. Seu pagamento é obrigatório, e o descumprimento desta tarifa pode provocar o recolhimento do automóvel.

As contribuições do imposto são divididas entre o estado e o município onde o veículo foi licenciado. Elas são destinadas ao atendimento de necessidades básicas da população, como transporte, segurança, educação, saúde, entre outras.

As alíquotas (taxa cobrada sobre o valor venal do automóvel) são estabelecidas por cada unidade federativa e variam de acordo com o modelo do utilitário (caminhão, motocicleta, ônibus, micro ônibus, carros populares etc.). Geralmente, os motoristas que fazem o pagamento à vista têm direito a desconto (3% a 12%).

Entretanto, o IPVA também pode ser quitado em três parcelas, com vencimento nos meses de janeiro, fevereiro e março. Os motoristas precisam ficar atentos aos prazos estabelecidos. Após as datas, o imposto fica sujeito à multa. Para obter maiores informações sobre esta tarifa, acesse o site do DETRAN do seu estado.

Existe uma maneira um pouco mais simples de como pagar o IPVA atrasado, mas muitas pessoas ainda não sabiam disso. É preciso apenas entrar no site do Detran e colocar os dados necessários, assim como número dos documentos e etc. O próprio sistema irá calcular o calor da multa e também os júros, deixando tudo em ordem para que não haja nenhuma confusão.

Depois de fazer tudo isso, basta imprimir a guia com os valores e pagar em qualquer logal permitido, assim como bancos. São coisas simples, mas que as pessoas não possuem muita informação. Caso não possua computador com impressora, a melhor coisa que se pode fazer é ir em qualquer posto da secretaria da Fazenda e efetuar o pagamento pessoalmente. Essas são algumas dicas de como pagar IPVA atrasado.

Sabendo que como pagar IPVA atrasado é uma das maiores dúvidas das pessoas que possuem um automóvel, os sites relacionados ao pagamento estão começando a divulgar alguns serviços deste setor, conseguindo assim fazer todos os interessados a não enfrentarem grandes filas e fazendo tudo ficar mais simples e rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário