quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Crise de 2008

A causa da crise que vivemos foi  o desequilíbrio na maior economia do mundo, os Estados Unidos com os ataques de 11 de setembro que contribuirão para isso e para piorar a situação, ao mesmo tempo em que o país investia dinheiro na guerra, a economia interna já não ia bem; Uma das razões é que os Estados Unidos estavam importando mais do que exportando ao em vez de conter os gastos, nessa altura os americanos receberam ajuda de países como da China e Inglaterra; Com o dinheiro injetado pelo exterior, os bancos passaram a oferecer mais crédito, inclusive a clientes considerados de risco e se aproveitando da grande oferta com uma baixas taxas de juros, os consumidores compraram muito, principalmente imóveis, que começaram a se valorizar nesse momento, faltou dinheiro aos bancos, que em um primeiro momento foram ajudados pelo governo americano sendo que, ao mesmo tempo, surgiram críticas a essa política de socorro aos banqueiros pois o governo americano segue a uma política neoliberal, frente à pressão política, a Casa Branca decidiu que não ia mais interferir, deixando muitos bancos quebrarem.

 A crise, Também prejudicou o nosso país. "Sem crédito internacional, também diminui o crédito no Brasil, caem as exportações e o preço das nossas mercadorias aumenta o risco e a taxa de juros", explica Simão Davi Silber, professor do departamento de economia da Universidade de São Paulo (USP) 

A crise financeira de 2008 foi um desastre que poderia ter sido evitado e, no entanto, foi provocado por vários erros de regulamentação do governo, pela má administração das empresas e pela insensata avidez do risco de Wall Street, segundo as conclusões de um inquérito federal.

A comissão governamental que investigou a crise financeira lança uma série de acusações e critica energicamente duas administrações, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) e outras agências reguladoras que permitiram uma mistura calamitosa: a concessão descuidada de empréstimos hipotecários, a excessiva combinação de instrumentos financeiros e as vendas de empréstimos a investidores, além das apostas arriscadas com títulos respaldados pelos empréstimos. 

NO BRASIL

A crise financeira no mercado de ações agrava a instabilidade global que e presente na economia internacional. Mais uma vez, os Estados Unidos frearam a ajuda dos países vizinhos, para impor as suas regras através do Fundo Monetário Internacional (FMI). Já no início de 2007 surgiam os primeiros sinais dessa crise aguda no país, o que não demorou muito a acontecer. A crise estava aí e não demorou muito para que seus efeitos fossem sentidos no mundo inteiro.


O declínio de 0,2% do PIB(Produto Interno Bruto) brasileiro no ano passado foi indicativo da força de uma economia que a apesar de ter acionado poucos mecanismos contro o ciclo econômico que relativamente a outros países, evitou uma recessão mais profunda. Na base do êxito do Brasil em lidar com a maior crise desde a grande depressão de 1929 estão a remoção da vulnerabilidade externa mediante a acumulação de reservas que às vésperas da crise chegavam a quase US$ 200 bilhões, a maior solidez das contas públicas e do endividamento do setor público e a contaminação zero das instituições financeiras do país com os ativos "tóxicos" que notabilizaram o boom financeiro internacional e que sofreriam forte desvalorização com a cris.


"As primeiras reações do governo brasileiro frente à crise financeira nos Estados Unidos foram de otimismo, sustentado pelo argumento de que o Brasil, diferentemente do que ocorreu no passado, está alicerçado em sólidos fundamentos macroeconômicos. Mesmo recentemente, quando a bancarrota do mercado imobiliário se mostrou profunda e poderosos bancos chegaram perto da quebra, bem como a desaceleração econômica expôs a tendência recessiva mundial, economistas influentes de dentro e de fora do governo afirmavam que a crise estava piorando, mas que o Brasil se saía bem e era capaz de resistir aos impactos negativos."

 

Site de Referencia:
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/causou-crise-economica-mundial-470382.shtml 12:30 as 13:00
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,crise-financeira-de-2008-poderia-ter-sido-evitada,671578,0.htm 12:55 as 12:57
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4347347-EI6613,00-Como+o+Brasil+superou+a+crise.html 26/06 10:30 10:50
http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/08/slmp.htm 26/06 12:35 a 13:00
http://www.apropucsp.org.br/apropuc/index.php/revista-puc-viva/30-edicao-32/155-o-brasil-na-crise-mundial26/06 12:29 a 13:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário